quarta-feira, 4 de abril de 2018

Clube de Leitores do Hugo: É um mistério!

 Por Conrad Pichler 


Na primeira e excepcional reunião do Clube de Leitores do Hugo, os alunos receberam uma missão: escolher nossa primeira leitura. Nem sempre é fácil escolher uma leitura, há tantas opções, há tantas possibilidades, há infinitas combinações: os melhores autores, os melhores temas, os melhores gêneros... quando se chega a esse impasse, não tem erro: deve-se explorar tudo com a maior atenção, colocar os títulos sobre a mesa, tentar achar algo que todos queiram ler e algo que ninguém leu. Esse novo título deve ser do interesse de todos, mas é possível se divertir junto com as pessoas à nossa volta, lendo, apesar do título não interessar logo de cara. 

Neste primeiro momento, além da curiosidade dos “clubeiros”, explorando os seus próprios repertórios a partir do acervo da biblioteca do colégio, contamos também com um desejo comum: ler um clássico. (Ah! Um clássico é aquela obra já conhecida de muita gente, costumeiramente usada como referência em outras obras e a qual todos os leitores mais experientes dizem ter se perdido durante horas a fio de leitura ininterrupta). Claro que cada gênero literário tem seu clássico: os contos fantásticos de Edgar Alan Poe são clássicos do terror, as aventuras imaginativas de Júlio Verne são clássicos da ficção científica. Nas histórias de mistério e suspense detetivesco, apenas uma pessoa supera os clássicos sherlockianos de Arthur Conan Doyle: Agatha Christie.


Assim, tomados de um espírito inquieto, pegamos nossos tíquetes em forma de livro, avançamos sobre a plataforma extensa das mesas da biblioteca, nos aconchegamos ao lado dos outros passageiros-leitores e nos dedicaremos, durante 12 semanas, na leitura de “O assassinato no Expresso do Oriente”. Esperamos auxiliar, da melhor forma possível, o detetive Poirot em sua investigação, uma vez que somos testemunhas oculares de um dos mais célebres – e clássico – mistério da literatura.


O Clube de Leitura do Hugo é oferecido às quintas-feiras para alunos do 6º ao 9º anos. É possível entrar nesse trem nas próximas paradas, basta ter o tíquete na mão, isto é, o livro.