sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O compromisso entre a escola e as famílias

Por Theodora M. Mendes de Almeida – diretora pedagógica

Desde a primeira visita das famílias, nos esforçamos para esclarecer ao máximo a proposta pedagógica e a metodologia de ensino da escola. Contamos aos pais novos sobre como desenvolvemos nosso trabalho e quais são os nossos valores, para que avaliem bem a sua escolha. Neste encontro, procuramos conhecer também o processo de aprendizagem destes alunos até o momento em que nos procuram.

Para os pais que já estão conosco há mais tempo, sabemos que é necessário atualizar as informações. Para nós, é importante deixar claro o que esperamos desta parceria e, assim, informamos de diversas maneiras como podem acompanhar o desenvolvimento de seus filhos, a cada nova fase. A escola e os pais precisam estar preparados para lidar com as questões que certamente irão surgir, enfrentando-as com naturalidade e respeito.

No planejamento de cada novo ano, reunimos a equipe pedagógica, fazemos a escolha dos projetos e elaboramos as justificativas para cada faixa etária, preparamos o calendário anual, planejamos as saídas pedagógicas, adequamos os materiais solicitados ao longo do ano, pensamos nas lições que serão enviadas para casa, que uso faremos das ferramentas tecnológicas e muito mais. Tudo isto é discutido pela equipe e compartilhado com as famílias ao longo do ano: nas circulares por e-mail, atualização do site, fotos e legendas no Facebook, textos mais longos e detalhados no blog, entrevistas, relatórios e reunião de pais.

 A reunião de pais é, sem dúvida, momento importante para esta troca. Para que o encontro se torne mais proveitoso, é interessante que os pais tragam questões que poderão ser abordadas naquele momento, beneficiando a todos. Além dos temas relacionados ao ensino e à aprendizagem, quando percebemos a dificuldade das famílias para lidarem com certos temas típicos da idade, aproveitamos as reuniões de pais para promover palestras esclarecedoras. Com isso, a presença nesses, e em todos os eventos, se torna ainda mais imprescindível. Quando se tem conhecimento, é possível participar de forma mais eficiente.

O que queremos enfatizar aqui é que a relação deve ser sempre de parceria e de cumplicidade, lembrando que a formação em casa complementa a da escola e vice-versa. É função dos pais ajudar na construção do papel de estudante, estimulando seu filho/a a gostar da escola, mostrando a importância de cumprir seus compromissos, entre tantas outras coisas.

Compreender o Projeto Pedagógico de modo amplo e participar de tudo o que a escola propõe é muito importante para aproximar família e escola e garantir o aproveitamento dos alunos. Temos que nos respeitar e apoiar mutuamente.

Que seja um ano enriquecedor para todos nós!

Um comentário: