quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Capoeira: Educação e cultura por meio da arte, dança, jogo e luta

Por Diego Zaccardo Ventura

Contexto histórico

A capoeira surgiu no Brasil por volta do século XVII, quando o país ainda era colônia de Portugal, com a chegada dos negros que foram trazidos da África para trabalharem como escravos nas fazendas produtoras de açúcar (engenhos).

Grande parte desse escravos vinham da região de Angola, cujos nativos já praticavam muitas danças ao som de suas músicas.

Ao chegarem no Brasil, eles foram proibidos de praticar qualquer tipo de luta e viram na capoeira a chance de disfarçarem sua luta por meio do ritmo e dos movimentos de suas danças africanas. Além de essa ser uma forma de manter a sua cultura e aliviar o estresse do trabalho pesado a que eram submetidos, os escravos viram na capoeira uma forma de proteção contra a violência e repressão que sofriam pelos capitães do mato e os donos das fazendas.

A capoeira nas escolas

Mesmo após a abolição da escravatura no Brasil, a capoeira não era vista com bons olhos e a sua prática era proibida. Somente ao final do ano de 1972, após muitos esforços, a capoeira foi vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro e firmou-se como uma prática esportiva presente em escolas, clubes e academias.

Falando mais especificamente do universo infantil, por meio da capoeira as crianças se divertem, ganham saúde e manifestam seu lado esportivo.

Além do corpo, a capoeira ajuda as crianças a exercitar a mente, trabalhando suas habilidades físicas (resistência, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, reflexo e capacidade cardiorrespiratória) e psicológicas (criatividade, atenção, autoconfiança, respeito, disciplina, autossuperação e autocontrole). 

Outro aspecto positivo da capoeira é que as crianças passam a ser mais disciplinadas, mais cooperativas e têm maior facilidade de integração em grupos sociais e maior senso de sociedade.

A capoeira no Colégio Hugo Sarmento

No início de 2017, recomeçamos as aulas com os alunos do Fundamental I e as atividades abordam todos os aspectos da capoeira:

  • Arte: a capoeira é considerada uma arte em razão de seu peso cultural e histórico.
  • Dança: na capoeira a musicalidade é muito explorada e todos os movimentos são realizados através da ginga e floreio, que assim como uma dança é um movimento coordenado e rítmico.
  • Jogo: o jogo da capoeira é praticado em duplas, em que cada praticante demonstra seu conhecimento e desenvolvimento sobre a atividade.
  • Luta: embora o jogo da capoeira não tenha como objetivo eleger um campeão, seus movimentos e golpes permitem habilidade e técnicas de defesa pessoal.

Para embalar o ritmo da roda da capoeira, em que os alunos jogam, nas aulas eles também aprendem toda a base da musicalidade e o toque dos instrumentos que são utilizados pelos capoeiristas na chamada “bateria”, como: berimbau, pandeiro, agogô, reco-reco e atabaque.

Principais atividades: golpes e movimentos acrobáticos aprendidos durante o ano, toque de instrumentos e materiais utilizados:

  • Golpes frontais: martelo, ponteira, bênção, chapa de frente, queixada de frente, meia lua de frente, entre outros.
  • Golpes giratórios: armada, meia lua de compasso, meia lua solta, parafuso, etc.
  • Técnicas e materiais utilizados: para aprender esses golpes, os alunos realizam os chutes por cima de cones, em aparadores ou tentando alcançar garrafas PET penduradas em uma corda.
  • Movimentos acrobáticos: au (popularmente conhecido como “estrelinha”), macaquinho, parada de cabeça, parada de dois apoios (bananeira), etc.
  • Técnicas e materiais utilizados: tatames, cordas, bola de Pilates e steps de madeira.
  • Toque de instrumentos e canto das músicas: os alunos, ao longo do ano, aprenderem a tocar berimbau, pandeiro, atabaque, agogô e reco-reco, incluindo algumas variedades de canto e toques que fazem parte da capoeira.

Galeria de fotos

Durante aula de movimentos acrobáticos, aluno realiza o movimento au (estrelinha) com o apoio de apenas uma das mãos.

Durante o 2º semestre, os alunos aprenderam e treinaram também o maculelê, que é uma dança guerreira que utiliza bastões e faz parte da cultura brasileira.

Durante a aula, aluno realiza o golpe au (estrelinha) com o apoio das duas mãos.

Em aula de movimentos acrobáticos, aluno realiza o movimento parada de 2 apoios (bananeira).

Roda de capoeira entre os alunos com canto e toque de instrumentos (berimbau, pandeiro e atabaque) na bateria.

Aluno realiza o movimento acrobático au batido, também conhecido como beija-flor.

Eventos

Batizado de Capoeira
O batizado é um dia de festa em que os novos capoeiristas participam pela primeira vez do jogo na roda de capoeira com professores, mestres e contra-mestres. São realizados batizados na entrega da 1ª corda ou para troca de cordões, conforme o aluno evolui na modalidade e amplia as suas habilidades, tanto para a realização de movimentos de maior dificuldade, no espírito cooperador do capoeirista e no aprendizado de cantos e toques de instrumentos e ritmos. 

É um momento especial em que o aluno batizado escolhe o seu padrinho, que é convidado a amarrar a sua corda ou o seu cordão, gerando consigo uma eterna lembrança daquele momento especial.

No final do 1º semestre de 2017, no dia 30 de junho, foi realizado o batizado de capoeira no Colégio Hugo Sarmento, em que os alunos ganharam sua 1ª corda de capoeira e puderam mostrar aos seus familiares e amigos um pouco das suas habilidades adquiridas com a modalidade.

Eventos Interescolares

Também neste ano, os alunos do Colégio Hugo Sarmento foram convidados a participar do Festival Intercolegial de Capoeira do Colégio Santa Cruz, realizado em 2 de setembro. Neste evento, eles tiveram a oportunidade de interagir com as crianças do colégio anfitrião e de outros colégios convidados. Nesse evento, os alunos participaram de 3 oficinas de capoeira e, ao final, receberam uma medalha.


Fontes
- Site Portal e Educação: https://www.portaleducacao.com.br/
- Revista Universo Capoeira: nº 5 – Ano 1 – outubro/novembro 1999