quarta-feira, 18 de outubro de 2017

PROJETO: SONHAR A ESCOLA

Por Marina Bulbow Gozzi

 “Como são os professores?”
 “Como são as aulas?”
 “É muito difícil?” 

 “Qual é o horário de entrada? E o de saída?”

“Por que os alunos saem mais tarde às quartas-feiras?”


“Espero ir bem, tirar boas notas, decidir a minha profissão, e melhorar  as coisas em que eu não sou bom...”


“Espero ser mais estudiosa e ler mais.”


“Eu espero melhorar minhas notas, fazer novos amigos e melhorar meu físico.”


Essas inquietações e outras tantas expectativas são muito comuns nessa fase em que os alunos do 9º ano se encontram: a passagem do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio. Embora sejam questões esperadas pela equipe de professores e gestores das escolas, é fundamental que sejam criadas situações para que elas possam ser socializadas. Desta forma, ao pensar em rituais de passagem, privilegiando o coletivo, temos a pretensão de amenizar ansiedades e propiciar uma transição mais equilibrada aos nossos alunos.

Os rituais ou ritos de passagem foram estudados, especialmente, por autores franceses. O primeiro a se ocupar do tema foi Van Gennep publicando, em 1906, o livro “Os Ritos de Passagem”, no qual divide esses momentos da vida em três grupos: ritos de separação (como a formatura ou o sepultamento), ritos de margem (como o período da gravidez ou do noivado) e os ritos de agregação (como o batismo, o casamento ou o primeiro dia de aula).

Os rituais de passagem nas escolas são acontecimentos que marcam as mudanças de ciclo e as diferentes fases de desenvolvimento educacional pelas quais, normalmente, todos os alunos acabam passando. São experiências importantes que devem ser vivenciadas intensamente e, para isso, precisam fazer sentido e oportunizar momentos de formação, transformando-as em significativas aprendizagens.

Assim, aqui em nosso colégio, nesse ritual destinado aos alunos do 9º ano, estamos trabalhando com o Projeto “Sonhar a Escola”, em que os alunos desenvolverão, em grupos, uma proposta para o Ensino Médio, partindo do estudo sobre a reformulação que está sendo discutida atualmente em âmbitos educacionais e políticos.


Como sabemos, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional, no dia 22 de setembro de 2016, a Medida Provisória (MP) 746/2016 para reestruturação do Ensino Médio. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), essa nova reformulação visa fornecer melhor qualidade aos estudos, flexibilidade para o aluno optar por disciplinas de sua preferência, como também prepará-lo e desenvolvê-lo de forma plena para o ingresso às faculdades e ao mercado de trabalho. 

O nosso projeto, organizado em diversas etapas, foi iniciado na primeira semana de outubro, com a participação dos alunos e alguns professores do Ensino Médio. Os alunos foram convidados a assistir ao documentário “Nunca me Sonharam”, uma iniciativa do Instituto Unibanco, dirigido por Cacau Rhoden e produzido pela Maria Farinha Filmes. Após esse momento, compartilharam, primeiramente em agrupamentos mistos (alunos do 9º ano e do Ensino Médio), suas primeiras impressões e opiniões e, em seguida, por meio de um debate, puderam socializar as contribuições de cada grupo acerca da temática do filme: os desafios do presente, os sonhos e as expectativas para o futuro dos jovens brasileiros. 



Outra etapa deste trabalho foi a conversa com o tutor do Ensino Médio, o professor Pedro Mancini. Nesse encontro ele apresentou aos alunos do 9º ano a organização atual do Ensino Médio de nosso colégio. 

Novas etapas serão desenvolvidas e as ações estão voltadas a fim de garantir o protagonismo juvenil, a reflexão, a organização de opiniões e a formação da cidadania, marcas sempre presentes no projeto pedagógico do nosso colégio.

O fechamento desse projeto se dará com a apresentação das propostas elaboradas pelos grupos, no final do período letivo, em um evento que contará com a participação de pais e professores, possibilitando o desenvolvimento de um significativo e importante rito de separação que é a saída do Ensino Fundamental II. E, em igual importância, a certeza de que estamos trabalhando com outro importante rito, o de agregação ao Ensino Médio.