quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Semana dedicada ao ENEM

Os alunos do Ensino Médio dedicaram a manhã deste último sábado ao “AULÃO DO ENEM”, um encontro para a resolução de questões pedidas no ENEM, às dicas e processo de construção do texto para a redação, ao conhecimento das mudanças propostas para este ano no exame e às possibilidades de aproveitamento da nota para ingresso no ensino superior.

Divididos em grupos, sob a orientação dos professores das áreas, os alunos resolveram questões selecionadas de acordo com as séries que estão cursando, discutiram as soluções apresentadas e as respostas corretas para cada exercício.

No próximo sábado, com a realização do Simulado para a 2ª e 3ª séries, será o momento de sentir na pele a dureza de um exame com até 5h30 de duração e que se tornou a principal via de acesso ao ensino superior em nosso país.


Praticamente todas as universidades públicas e particulares adotam de alguma forma o Enem como porta de entrada. Algumas como única via de acesso, outras como complemento de seu vestibular, outras, ainda, como primeira fase. São cerca de 500 instituições no Brasil e em Portugal. 

Esta transformação do Enem de um exame opcional e avaliativo do Ensino Médio do país – que servia para ditar as políticas públicas para o setor – em um super vestibular, com conteúdos específicos e abrangência nacional, requer, por parte das escolas, professores e alunos, um olhar mais atento ao exame e suas exigências.

O Enem se compara, hoje, ao Baccalauréat  francês, ao Advanced Level no Reino Unido, ao Bachillerato na Espanha ou ao Abitur na Alemanha, todos exames realizados ao final do curso secundário, que tiram o sono dos alunos e suas famílias, e definem os critérios de aprovação nas universidades de ponta do país.

Enfatizamos com os alunos esta possibilidade de disputar, pelo Enem, vagas em universidades públicas de todo o país e, portanto, fora de São Paulo, ampliando o universo de possibilidades para buscar cursos de excelência dentro da área que pretendem seguir. Até mesmo em Portugal, que tem anuidades bem acessíveis.

Mas, “ir bem no Enem” depende de um projeto de dedicação diária dos professores e de cada aluno ao longo dos três anos do Ensino Médio, da escolha de materiais atualizados e da atenção constante aos temas de atualidades. Não é coisa de última hora ou de uma semana por ano.

Com certeza, toda esta dedicação valerá a pena.