quarta-feira, 12 de abril de 2017

Preservar é importante... Mas por quê?

Por Eloisa Liebentritt

Quando começamos as conversas com as crianças sobre preservação do ambiente, imediatamente se referem à ideia de não cortar árvores, mas, será que é só isso mesmo? Será que somente isso é o suficiente para termos uma vida com mais qualidade?

Sim, é preciso preservar para continuarmos existindo, bem como todas as espécies de nosso planeta, afetado por vários problemas ambientais, muitos deles provocados por diversas ações humanas. O fato de não cortarmos árvores é apenas uma ação dentre outras tantas necessárias. Acreditamos que é preciso observar para conhecer e, assim, ressignificar espaços.

"Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." (Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art 1º)

Com o objetivo de despertar em nossos alunos uma ampla consciência ecológica, uma mudança de olhar para a realidade ambiental, a turma do 4º ano vem realizando estudos a partir de observações no entorno do colégio, análises no laboratório e discussões sobre a conservação do meio ambiente.

Aliado ao conteúdo de Ciências Naturais, onde estudam a morfologia e o desenvolvimento das plantas, pretendemos promover o entendimento de como funciona o sistema integrado:

solo > água > planta > atmosfera

 

 

Iniciamos o trabalho com a seguinte pergunta:

Por que as plantas são importantes? Rapidamente respondem que são importantes porque “fazem” o ar para a gente respirar...

Mas como? Começam, então, um trabalho de observação e descobrem que as plantas têm outras funções e que participam da nossa vida de diferentes maneiras:

•  Servem de alimento,
•  Abrigo para os animais,
•  Proporcionam sombra, nos dias quentes,
•  Embelezam ambientes,
•  Estão no sobrenome das pessoas,
•  Indicam a passagem do tempo (primavera, outono), entre outros...

Paralelamente promovemos alguns estudos de campo com a missão de estimular a observação de diferentes tipos de árvores encontradas em praças, parques, calçadas... E, como resultado, os alunos chegaram a algumas conclusões:

  Existem muitos tipos de árvores, nas praças elas são maiores do que nas calçadas.
• Tem algumas árvores que são tão grandes que batem nos fios e não deveriam estar plantadas nas ruas.
•  Percebi que em alguns lugares as árvores são mais cuidadas que em outros.
•  Algumas árvores quebram as calçadas porque suas raízes são muito grandes. 
• Na praça em que eu fui tudo era bem cuidado, tinha até saquinhos para recolher a “sujeira” dos cachorros...

Começamos a promover novas reflexões e questionamentos a partir dos conhecimentos já adquiridos sobre a função de algumas partes das plantas, pesquisas e observações:

  Atualmente, quais problemas ambientais enfrentamos?
•  Como nossas atitudes contribuem para isso? 
•  Plantar árvores resolve esses problemas?
•  Qual a relação entre as plantas e a diminuição da poluição do ar? 
•  Todas as árvores são próprias para o plantio nos centros urbanos?
•  Que tipo de problema uma árvore que não é própria para a cidade pode causar?

A partir dessas discussões tão potentes, os alunos começaram a relacionar diferentes situações com alguns problemas ambientais que veem no dia a dia e em noticiários. 

Partindo para uma ação mais efetiva, os alunos do colégio se uniram com a comunidade do bairro e os agentes do SOS Mata Atlântica para uma caminhada no Dia Mundial da Água.

Além de abordar a manutenção da qualidade da água de nossos córregos para a preservação da vida em nossa cidade e conhecer o trabalho realizado na horta comunitária da Praça das Corujas, também tiveram a oportunidade de realizar o primeiro trabalho comunitário na questão da sustentabilidade. 


Acreditamos que a problematização, a reflexão sobre o estilo de vida e ações comunitárias são caminhos que permitem construir novas posturas e novas percepções sobre a natureza, para que se tornem cidadãos conscientes e agentes transformadores na sociedade!

                                     Imagem: Armandinho