quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Adentrando no universo da poesia...

Por Rosana Nunes

Poesia e poema são a mesma coisa?

        (...) você sabe a diferença entre poesia e poema? Digo que é quase inútil porque as pessoas não se importam com isso. Mesmo assim, já que você é curioso de verdade, lá vai! As duas palavras vêm do grego e, nessa língua, a terminação “sia” (de poESIA) serve para dar nome a uma ação ou atividade, enquanto “ma” (de poeMA) indica o produto dessa atividade. Trocando em miúdos, poema é o produto, algo concreto, que podemos ler, enquanto poesia se refere à arte em geral, de maneira abstrata. Levando isso em conta, um livro de poesia ( assim mesmo, no singular) pode conter trinta poemas (e nunca trinta poesias). (...)

Ricardo da Cunha Lima. De cabeça para baixo. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000.

Neste trimestre os alunos do foram convidados a adentrar no universo da poesia. Por meio da “roda de poesias”, selecionamos vários poetas brasileiros consagrados, como Manuel Bandeira, Mario Quintana, Ricardo Azevedo, Vinicius de Moraes, Sérgio Capparelli, e, assim, os alunos  foram ampliando o seu repertório.

No início, nosso objetivo foi o de socializar suas apreciações poéticas, sensações e experiências com os poemas e, sobretudo com a expressão poética, além de explorar a sonoridade presente nos textos, a estrutura dos versos, estrofes e rimas.  Esses foram os primeiros ensaios para adentrar no universo da poesia. 

O poema foi o “instrumento” para captar e revelar a poesia, pois sabemos que ela se refere a um universo muito mais amplo que o do livro e da leitura. Um gesto, um filme, uma flor pode ter poesia... Então, como nos ENCANTARMOS com a poesia?


O primeiro ensaio para embarcar neste mundo poético foi conhecer algumas obras do poeta mato-grossense MANOEL DE BARROS. Em comemoração ao Dia das Mães, os alunos escolheram trechos para declamar, sussurrando ao ouvido da figura mais significativa e poética de suas vidas, a sua mãe.


Outro momento de encantamento foi o de desafiar a lógica e a imaginação durante a leitura dos poemas e propor aos alunos que realizassem interpretações e as expressassem,  por meio de ilustrações particulares, as páginas do seu próprio livro. Neste momento, cada aluno pôde refletir sobre a poesia de modo íntimo e peculiar.

Também garantimos discussões do significado das expressões e palavras, antes de consultarmos o dicionário, para que os alunos trocassem suas experiências leitoras e percebessem que não é necessário entender todas as palavras para compreender um texto, e sim, procurassem criar suas próprias imagens. Isso, sim, é poesia!

A lição de férias foi outra forma de os alunos poderem familiarizar-se com o insólito poema de Manoel de Barros e, principalmente, um convite para olhar a natureza, as miudezas, o silêncio, o amanhecer no tempo livre, enfim... 

Para ser um fazedor de imagens...


Agora estamos nos dedicando à declamação e à performance, meios de se apresentar a poesia que requer uma preparação especial.  

Todo este encantamento poderá ser visto no SARAU DO MANOEL que vai acontecer durante a nossa Exposição, no dia 25 de setembro. Aguardem!


Conheça mais sobre o poeta...


Um pouco sobre o autor

O poeta Manoel Wenceslau Leite de Barros, mais conhecido como Manoel de Barros, nasceu no Beco da Marinha, em Cuiabá, Estado do Mato Grosso, no dia 19 de dezembro de 1916. Seu pai ergueu uma pequena fazenda, quando o pequeno Manoel tinha apenas um ano de idade, no coração do Pantanal. 
Manoel passou sua infância sentindo a textura da terra nos pés, brincando e correndo entre personagens que definiriam sua obra, os currais e os objetos que chamavam a atenção do futuro escritor. 
Depois de tantas aventuras, formado em Direito, no Rio de Janeiro, o poeta finalmente decide  morar no Pantanal, tornando-se fazendeiro como o pai. 
Ele gostava muito de escrever sobre a natureza, mais especificamente, sobre o Pantanal.
Morava em uma fazenda e dedicava muito tempo observando os animais, grandes ou pequeninos, que passavam por ali.
Faleceu no dia 13 de novembro de 2014, aos 97 anos de idade. Esse ano será o centenário de nascimento do poeta Manoel de Barros.


VAMOS NOS ENCANTAR?

Acesse:


http://www.fmb.org.br/ (Conheça a fundação Manoel de Barros)

Conheça as obras que encantaram os alunos: