quarta-feira, 4 de novembro de 2015

VI SIMPÓSIO INTERNO - OS CAMINHOS DA PROPOSTA CURRICULAR

Por Theodora M. Mendes de Almeida



No próximo sábado, dia 7 de novembro, realizaremos o nosso VI SIMPÓSIO INTERNO. Como parte do trabalho de formação dos professores, estes encontros anuais têm os seguintes propósitos:

  • Interação e união da equipe
  • Aproximação das teorias e práticas educativas
  • Troca e ampliação dos conhecimentos
  • Valorização do ofício do professor

O documento curricular de uma escola é bastante dinâmico e é composto por muitos elementos que vão além da lista de conteúdos, envolve aspectos que dizem respeito à própria vida da escola, de como é estruturada e de como entende sua função social.

Para saber mais, assista ao vídeo 
O que define um currículo de qualidade? Katia Smole  Fundação Lemann
https://www.youtube.com/watch?v=FJgdsb7Um_c 

Convidamos a Professora Maria Estela Ferreira, Pedagoga do Instituto Singularidades, para fazer a abertura e esclarecer dúvidas sobre o tema.

Neste encontro vamos conhecer mais sobre a Base Nacional Comum Curricular – documento preliminar proposto pelo MEC que pretende reformular toda a base nacional.

“A base é a base. Ou, melhor dizendo: a Base Nacional Comum, prevista na Constituição para o ensino fundamental e ampliada, no Plano Nacional de Educação, para o ensino médio, é a base para a renovação e o aprimoramento da educação básica como um todo. E, como se tornou mais ou menos consensual que sem um forte investimento na educação básica o País não atenderá aos desafios de formação pessoal, profissional e cidadã de seus jovens, a Base Nacional Comum assume um forte sentido estratégico nas ações de todos os educadores, bem como gestores de educação, do Brasil.

Dois rumos importantes serão abertos pela BNC: primeiro, a formação tanto inicial quanto continuada dos nossos professores mudará de figura; segundo, o material didático deverá passar por mudanças significativas, tanto pela incorporação de elementos audiovisuais (e também apenas áudio, ou apenas visuais) quanto pela presença dos conteúdos específicos que as redes autônomas de educação agregarão.”
Renato Janine Ribeiro

A nova proposta do MEC pede a participação de toda a sociedade, portanto, se quiser participar:

Acesse o vídeo de apresentação da BASE 
https://www.youtube.com/watch?v=TVHrqfwa6UQ
Acesse o site http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Ainda neste encontro apresentaremos a ideia de Currículo em Espiral de Jerome Bruner, professor de Psicologia e Diretor do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade de Harvard nos anos 70, mais conhecido por ter dito que "é possível ensinar qualquer assunto, de uma maneira intelectualmente honesta, a qualquer criança em qualquer estágio de desenvolvimento" (1969,73, 76), desde que se levasse em conta as diversas etapas do desenvolvimento intelectual. Logo, a tarefa de ensinar determinado assunto a uma criança é a de representar a estrutura deste em termos da visualização que a criança tem das coisas. Aqui o que é relevante em determinada matéria a ser ensinada é sua estrutura.

Ao ensinar, Bruner destaca o processo da descoberta, através da exploração de alternativas, e o currículo em espiral, capaz de oportunizar ao aprendiz rever os tópicos em diferentes níveis de profundidade. Segundo Bruner, "o ambiente ou conteúdos de ensino têm que ser percebidos pelo aprendiz em termos de problemas, relações e lacunas que ele deve preencher, a fim de que a aprendizagem seja considerada significante e relevante”.

Assim, examinando a proposta do MEC, trazendo a contribuição de teóricos importantes e discutindo a nossa própria proposta curricular, vamos registrar ideias e encaminhamentos possíveis para realizar o melhor na educação e no futuro de nossos alunos.