quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Criança ou Adolescente? A passagem para o 6º ano: “– Eles estão crescendo!”

 Por Valéria Galego

Quando os pais percebem que seus filhos estão encerrando o 5º ano do Ensino Fundamental 1, muitas emoções e pensamentos surgem. As preocupações com o novo momento estão mais presentes no dia a dia; afinal, os meninos e as meninas estão em um período de transformações físicas, emocionais e intelectuais.

Neste período da passagem para o Fundamental 2, os pais já se perguntam: Como ajudar?  Como acompanhar? Como entender essas mudanças? Para saber mais, veja o texto “As Mudanças de Ciclo na Escola”.

Nesse momento, nossa atenção para as famílias e alunos é essencial. Assim, todos os envolvidos podem se sentir seguros neste período de mudanças. Sabemos que não é tarefa fácil para os pais, nem tão pouco para os alunos. 

Para atender a essas expectativas, atendemos aos pais em uma reunião para contar sobre como trabalhamos esta passagem e fazemos as orientações necessárias para as mudanças, em casa e na rotina escolar. 

Além das questões pedagógicas, os alunos vivenciam transformações físicas e emocionais, o corpo que cresceu, os sentimentos que surgem e não têm como evitá-los. Ora pulam e correm no recreio, que passa a ser nomeado de intervalo, ora se posicionam como adultos em uma conversa. Amadurecem em ritmos diferentes e precisam lidar com as amizades, a sexualidade, a construção de explicações mais complexas. Esses e outros aspectos são naturais, próprios dessa fase, mas, quando acompanhados pelos adultos, conseguem entender mais a complexidade do mundo ao seu redor.

Para os alunos, a passagem acontece de forma cuidadosa quando propomos encontros semanais para discutir assuntos de interesse do grupo voltados para o período da Adolescência, preparados pela professora e pela orientadora. 


Esta é uma grande oportunidade de fortalecer os vínculos de confiança com os adultos e de amizade e respeito pelas questões de seus colegas.

Para vivenciarem a convivência com os alunos mais velhos, aos poucos vão se reaproximando de colegas com quem já dividiram o espaço em anos anteriores. Uma das atividades propostas para o reencontro é a ida ao teatro. Juntos, alunos do 5º e do 6º anos assistem à peça e trocam suas experiências. O musical “Os Recicláveis” de Tony Brandão, trata de questões como o primeiro amor, ética nas relações, o mundo digital, consumismo e uma reflexão sobre como podemos viver de forma sustentável. 


 

Durante esse reencontro muitos assuntos surgem, mas, ainda não são suficientes para atender às expectativas dos alunos. Então, preparamos o segundo encontro na escola com os alunos do 6º ano, carregado de novidades: acordar mais cedo que o horário habitual, encontrar alunos e professores que fazem parte do mesmo ambiente, mas não fazem parte da convivência diária, ter aula de Espanhol, uma professora só para Geometria, observar que os livros e cadernos nas trocas de aulas saem da mochila e não são distribuídos pelos colegas e professores, como no Ensino Fundamental 1. 

Essas são apenas algumas ações que ajudam os alunos no ingresso a um tempo em que as diferenças continuam existindo ao longo da escolaridade. O apoio e o acompanhamento da mesma orientadora do Ensino Fundamental 1 amenizam muitas das situações que os alunos vivem nessa transição. As conversas individuais e no grupo, com a orientadora, são frequentes, o papel de cada um no grupo e a autonomia que se espera dos alunos precisa ser mediada, principalmente no inicio do ano quando observamos atitudes bem diferentes em cada um. 

Enquanto alguns alunos, nessa fase de passagem, parecem mostrar comportamentos assimilados de um adulto, outros parecem lutar para preservar atitudes mais infantis. O mesmo podemos dizer quando recebem uma proposta de trabalho: alguns alunos surpreendem pelo entusiasmo e outros necessitam de um acompanhamento contínuo dos professores.

Esses e outros assuntos aparecerão intensamente nos próximos anos da vida desses alunos. Todo esse processo pode carregar em si valores geradores de conflitos, o que é difícil para pais, educadores e para os alunos, mas também são ricos em surpresas, descobertas e conquistas.