quarta-feira, 17 de junho de 2015

Ler notícias no 3° ano

Por Débora Rabello

Apesar da pouca familiaridade com a esfera jornalística, as crianças têm acesso a jornais televisivos e sabem que a função principal das notícias é a de informar a respeito do que está acontecendo no mundo em que vivemos.

Criar o hábito da leitura de jornais em sala de aula amplia o vocabulário e a compreensão de textos. Aqui no colégio, usamos o jornal também como ferramenta de pesquisa e investigação sobre os fatos cotidianos.

Segundo Ana Teberosky, “Existem duas maneiras de conhecer o que existe à nossa volta: por meio de experiência vivida ou por meio da experiência referida. A notícia faz parte do gênero de tipo informativo derivado, por especialização, do gênero mais amplo da narração histórica. O gênero informativo e o critério verídico dos fatos referidos caracterizam a notícia jornalística.”

Para conhecer melhor esse tipo de texto, os alunos do 3°ano iniciaram a “Roda semanal de Notícias” , ampliando assim sua visão de mundo, pensando sobre as informações e discutindo pontos de vista .


Inicialmente fomos dando oportunidade aos alunos de manusearem o jornal por inteiro – buscaram os cadernos que mais os interessaram, vendo fotos e lendo títulos, subtítulos e o início de cada reportagem, para saber se valeria seguir até o final. 

Depois de o manusearem, perguntamos às crianças: O que poderíamos encontrar no jornal? Prontamente responderam:

– O que aconteceu no dia.

– Informações sobre a cidade.

– A previsão do tempo.

– Às vezes os cientistas olham os jornais para saberem o que está acontecendo.

Após nossa conversa, partimos para o principal objetivo: trabalharmos o conceito do lide (abertura da notícia), que transita pelas seguintes perguntas: 

Quem?

O quê?

Quando?

Onde?

Como

Por quê?

 

Este gênero textual está presente nas diversas situações que permeiam nosso cotidiano em revistas e jornais, impressos ou virtuais e, por isso, aproveitamos o Projeto Água como tema de investigação e debate. Montamos um painel de notícias para compartilhar com todos da escola.

A primeira notícia que lemos foi sobre a dessalinização da água (Revista Veja: A solução que veio do mar – 20/05/2015). Nosso objetivo foi despertar nos alunos a curiosidade pela palavra dessalinização, o que de fato ocorreu e, assim, conversarmos sobre a estrutura da notícia ganharia um outro significado.

Conversamos bastante sobre esta palavra, criaram hipóteses sobre o seu significado e, por fim, procuraram no dicionário para conferir. Em seguida lemos o lide e perguntei se queriam que continuasse a leitura e a resposta foi: “Simmmmm!!!” 

Ouviram atentamente toda a notícia e discutimos sobre as descobertas. A partir daí, a cada semana uma dupla de alunos traz uma notícia sobre o assunto da água para discutirmos e aprofundarmos os seus aspectos explícitos e implícitos.

Uma das notícias que chamou mais a nossa atenção foi sobre a estiagem no sistema Cantareira. As perguntas (após a leitura do lide) foram:

O que é estiagem?

Mas, se está chovendo por aqui, por que não chove lá onde precisa

Qual é o tamanho do Cantareira?

– O que é manancial?

Nem todas as respostas estavam ali e, após a leitura do restante da reportagem, fomos em busca de mais informações em textos informativos científicos, estimulando a curiosidade e completando os conhecimentos.