quarta-feira, 6 de maio de 2015

Comemorar ou não o Dia das Mães e o Dia dos Pais na escola?

Um retrato da mudança dos tempos e da sociedade.

Nos últimos anos, este debate tem ganhado força na sociedade e no meio educacional, dividindo opiniões. É bem verdade que as datas foram criadas pelo comércio, que muitas vezes vêm carregadas de estereótipos que não cabem mais e pieguice. Aqui no Colégio, acreditamos que podemos dar outra conotação a datas como estas.  A de reconhecimento, de memória afetiva e de reflexão sobre os papéis e as novas configurações familiares. 

A sociedade mudou, os tempos mudaram, o olhar sobre o outro também mudou, as famílias mudaram. Entretanto, o que não mudou foi a importância e a emoção marcante de momentos de afeto e cumplicidade entre mães ou pais e seus filhos.

E como não guardar naquela pasta ou caixa de guardados aqueles cartões ou desenhos feitos pelas crianças? Olhar para eles é voltar no tempo.

O site da Educar para Crescer, parceira de nossa escola, traz boas dicas sobre como conduzir com as crianças as comemorações do Dia das Mães – o mesmo valendo, é claro,  para o Dia dos Pais.

“Além de tratar a questão com cautela, a escola deve tomar cuidado para não transformar o Dia das Mães em uma comemoração sem qualquer significado. É preciso mostrar para as crianças que as mães são importantes sempre, e não apenas nessa data específica, que atualmente está muito ligada ao comércio.
(...) A família do século 21 não é a mesma de algumas décadas atrás. Há casais separados, pais que estão no segundo, terceiro, quarto casamento, madrastas e padrastos que são tão queridos quanto mães e pais biológicos... Por isso, trazer a família para a escola nessa data é também uma forma de fazer uma reflexão sobre essas mudanças. "Além da homenagem, que emociona muitas mães, esse poderá ser um bom momento para aproximar os pais da escola e mostrar-lhes o trabalho desenvolvido com seus filhos. “Ainda leva a refletir sobre as diferentes estruturas familiares, valorização da família e da vida”, pondera a psicóloga educacional Rosângela Cabrera.”

Neste Dia das Mães, gostaríamos de homenagear, além de todas as mães de nossos alunos, também, uma mãe em especial. No último dia 29 de abril, a fundadora da escola Patrícia Helena Mendes de Almeida teria completado 80 anos. Falecida há dez anos, seu espírito e seus ideais continuam a inspirar nosso trabalho diário. 

Patrícia sempre defendeu que se comemorasse o Dia das Mães na escola, não como uma data meramente comercial, mas como um momento de convivência da comunidade escolar, de compartilhar experiências, do fazer coletivo e do brincar entre mães e filhos. 

Foram diversas experiências incríveis e emocionantes ao longo de todos estes 50 anos de existência de nossa escola. As comemorações e escolhas das atividades e representações das mães e seus papéis pelos alunos refletiram as mudanças de comportamento e padrões de cada época. A escola foi fundada em meados dos anos 60 – em 1966 – marco das profundas mudanças no papel da mulher na sociedade. 

Falar sobre Patrícia é lembrar que em toda grande obra existe um idealizador que acreditou, trabalhou e lutou contra as adversidades. Como todas as mães, queria que seus filhos tivessem uma experiência escolar que fosse ao mesmo tempo acolhedora e desafiadora. Assim, foi a mãe e professora Patrícia que, acreditando no valor da educação, criou as escolas Bola de Neve e o Colégio Hugo Sarmento. Dela nos lembraremos não só pela enorme capacidade idealizadora, pela tenacidade e perseverança, como também e principalmente pela audácia de promover um ensino inovador e de extrema qualidade. Nos inspiramos também, diariamente, em seu amor pelos livros e pelo conhecimento.

No ano que vem completaremos 50 anos de existência, é bom refletirmos sobre o passado, lembrarmos bons momentos vividos e discutirmos nosso futuro. 

Desejamos a todas as mães – sejam elas naturais, madrastas ou adotivas – que este dia seja repleto de carinho, de reflexão e de aproximação com seus filhos. 
Patrícia com seus filhos Tica e João, atuais diretores.