quarta-feira, 8 de abril de 2015

Formando leitores apreciadores de literatura

Por Rosana Nunes


Concordo com a tirinha do Macanudo!  E você?

Quem não se lembra do livro que marcou a sua infância?

Clique AQUI e veja se você se lembra destes títulos.

Aqui no colégio queremos que as crianças descubram no livro um cúmplice para realizar grandes viagens e, assim, estimular o prazer pela leitura. Para isso, estabelecemos conexão com a literatura por meio de uma atividade mais que especial, a famosa “Roda de Biblioteca”

O nosso objetivo central é oferecer ações voltadas para a formação do leitor.

É neste momento tão especial que procuramos promover, além do prazer de ler, o prazer de aprender e, principalmente, oferecer a oportunidade de adentrar o mundo imaginário, conhecer novas culturas e compartilhar suas impressões.

 


Para tanto, seguimos “Os dez direitos do leitor”!


Há um combinado com os alunos para que justifiquem suas escolhas e decisões como leitores. As rodas acontecem semanalmente, em sala de aula ou na biblioteca e, a cada trimestre, os livros são previamente selecionados pela equipe pedagógica. Os critérios são variados, sempre com a preocupação de garantir um acervo de qualidade, divulgar obras de autores consagrados brasileiros e estrangeiros, diferentes versões de um conto, os clássicos universais e diferentes gêneros textuais. Também respeitamos e consideramos o nível de competência leitora, procurando inserir livros cada vez mais complexos.


Os livros são colocados de modo que os alunos escolham livremente aqueles que querem ler, trocando informações e ideias com os colegas sobre as leituras já realizadas.


Essa atividade é muito valorizada por todos e traz em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores e escritores, em que os alunos tenham múltiplas oportunidades de explorar novos livros, escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhes traz, falar sobre essas sensações, recomendar as preferidas e analisar as recomendações recebidas uns dos outros, a fim de seguir aquelas que parecem mais interessantes, desenvolvendo, ao longo do percurso, gostos e preferências por obras, gêneros e autores.


Neste trimestre, em especial, os alunos estão a todo vapor preparando as indicações das leituras marcantes para cada um.

Como forma de prestigiar a nossa tão esperada LIVROMANIA abordaremos, nos posts  deste mês, o nosso trabalho com as práticas de leitura.

Aguardem!!!