quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Lição de Casa – Uma atividade importante para a formação estudantil

Por Rosana Barbosa Nunes e Maria Angélica D. Mendes de Almeida

Young Girl Reading (1877). Seymour Joseph Guy

O ano letivo sempre começa com muita animação e envolvimento por parte de todos, mas, como manter esta animação? 

Aqui no colégio, a lição de casa aborda conteúdos importantes relacionados ao trabalho desenvolvido em sala de aula e, por essa razão, as propostas são diversificadas: podem ser um complemento à aula dada ou atuar como mais um espaço de reflexão sobre determinado assunto, ou ainda, “disparar” ou propor novas questões para serem pensadas pelo aluno e que serão posteriormente trabalhadas em sala.

Pretende-se, por meio desta atividade, contribuir para a formação de estudantes comprometidos com suas tarefas e preocupados com a qualidade de suas produções.

A partir do Grupo 5, introduzimos de forma sistemática as lições de casa, que são levadas pelos alunos uma vez na semana, aumentando gradativamente nas séries posteriores do Ensino Fundamental.

Neste momento em que a lição de casa passa a fazer parte da rotina da criança, é fundamental que os pais dediquem atenção especial, definindo horários para o trabalho, e escolhendo, com a criança, um local adequado para a realização das tarefas.

Antes de enviar para casa, temos um momento reservado para a apresentação das propostas, definindo as tarefas e explorando as possibilidades variadas de sua execução. Outro momento desta rotina também é destinado à retomada da lição anterior, podendo acontecer com o grupo todo ou a professora propondo uma revisão em pequenos grupos. 

Nossa preocupação não se restringe apenas aos conteúdos, mas à possibilidade de promover a socialização dos procedimentos utilizados e sanar as dificuldades encontradas pelos nossos alunos. O foco não é apenas se o aluno fez ou não seu trabalho corretamente, mas, se precisou de ajuda, como pensou para realizá-lo, ampliando, desta forma, a discussão sobre a postura de cada um frente às tarefas escolares.

Como os pais podem ajudar os filhos em casa:

Procurando saber se tem lição e se ela foi executada;

• Dispondo de um tempo diário para verificar ou acompanhar as tarefas do filho;


• Garantindo que haja, em casa, lugar disponível para que os deveres sejam feitos com  tranquilidade e concentração – nunca na sala perto de televisão ou na cozinha. Este local   deve ser bem iluminado, silencioso e com espaço para seu filho dispor os cadernos, livros e demais materiais;

• Garantindo que neste ambiente não haja elementos que dificultem a concentração, como  televisão ligada, videogame etc.;

• O acesso à Internet deve ser acompanhado de perto pelos pais: seu filho está mesmo usando o computador para fazer alguma lição?;

• Ajudando seu filho a criar uma rotina de estudos. Estabelecendo, com ele, um horário  diário para a realização das tarefas. Para os maiores, pelo menos 2 horas diárias para as  tarefas e leitura de livros paradidáticos.

O que é esperado dos alunos:

Que estabeleçam uma rotina, um tempo para o estudo
• Que mantenham seus materiais em ordem e em bom estado
• Que as tarefas sejam realizadas com capricho e dedicação
• Que não realizem a tarefa caso não tenham entendido a proposta, para que suas dúvidas sejam detectadas
• Que leiam os livros da Roda de Biblioteca
• Que revisem a lição antes de entregá-la
• Que contribuam com informações, caso sejam solicitadas
• Que pesquisem na Internet, sempre sob a supervisão de um adulto

Conforme os alunos vão crescendo e desenvolvendo suas habilidades como estudante, as exigências vão sendo ampliadas

Por que é importante que o aluno faça suas lições de casa diariamente no Ensino Fundamental II e Médio?

Porque esta é uma atividade que complementa o processo de aprendizagem e, ao realizá-la, o aluno tem a oportunidade de:

Desenvolver, cada vez mais, a autonomia e a responsabilidade para os estudos

É uma ocasião em que o aluno se vê sozinho para lidar com o que foi trabalhado em sala de aula. Além disso, tem que se organizar para realizar suas lições no dia marcado pelo professor e com a qualidade exigida por ele;

Pensar sobre seu próprio entendimento dos conteúdos trabalhados

O aluno pode constatar quais conteúdos ficaram bem entendidos e quais precisam de mais atenção durante as aulas – perguntar mais em sala, ler textos de apoio, realizar mais atividades etc. – para que ele possa avançar;

Praticar as habilidades aprendidas 

As lições podem servir para a sistematização de conceitos e procedimentos das diversas disciplinas estudadas.

Por que é importante para o professor que o aluno faça a lição de casa?

Quando faz a correção da lição em sala, o professor tem a oportunidade de perceber as dificuldades dos estudantes e seus avanços no entendimento do conteúdo estudado. Com isso, ele pode programar a necessidade de reforçar um conteúdo já trabalhado ou a passagem para a próxima etapa da programação dos conteúdos.

O aluno que não traz a lição de casa perde dois momentos importantes do processo de aprendizagem: 

1) aquele em que ele se vê sozinho, em casa, frente aos desafios do conhecimento e 

2) aquele em que ele checa, na hora da correção, junto com o professor, quais foram seus avanços e quais são suas necessidades de aprofundamento nos estudos.

Para saber mais, acesse o link: