quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A aprendizagem de línguas estrangeiras na nossa escola

O aprendizado da Língua Inglesa e da Língua Espanhola torna-se imprescindível devido à sua importância como instrumento de comunicação universal e meio de integração no mundo atual caracterizado pelos avanços tecnológicos, pelo grande intercâmbio entre os povos e conhecimento da cultura dos países que as adotam.  Além disso, é indispensável desenvolver capacidades multilinguísticas e multiculturais para que o aluno possa interagir no mundo de hoje, tendo uma habilidade a mais em direção ao seu futuro.

Na Educação Infantil, situações do cotidiano são apresentadas valorizando as atividades  da vivência dos alunos  iniciando, assim, o processo de ensino-aprendizagem de um “mundo” em outra língua com objetos e experiências que os alunos já conhecem na língua materna. Amplia-se o vocabulário das crianças e a segunda língua é inserida em um contexto significativo. Isso é feito por meio de jogos, brincadeiras, músicas, vídeos, leituras e projetos.

 

No Ensino Fundamental 1, o aluno conhece novas estruturas linguísticas, experimenta uma constante ampliação do vocabulário e constrói uma base segura para desenvolver a fala e a escrita da língua inglesa por meio de atividades que envolvem jogos, diálogos, leitura e escrita, escuta atenta de conversas e canções, participação em pequenas dramatizações.  Esta abordagem leva em conta o que o aluno construiu sobre a linguagem e considera que a língua materna, muitas vezes, serve como mediadora para o aprendizado da língua estrangeira.
O trabalho proposto em sala de aula se alinha com os princípios da teoria da atividade social que tem como primeira característica o foco na construção de significados partilhados. Estes organizam as experiências de aprender por meio de atividades relevantes e de tarefas de interesse do aluno, para que ele se capacite a usar a língua-alvo para realizar ações de verdade. Essa abordagem favorece, portanto, a interação entre alunos por meio de atividades em grupo e em duplas. O vocabulário é ensinado de forma contextualizada e visa satisfazer as necessidades do aluno para desenvolver determinadas atividades comunicativas.
A grande prova de uso do idioma acontece na viagem de imersão: dois dias de vivências no English Camp provocam o uso dos conhecimentos em situações prazerosas junto aos amigos e professores.
No Ensino Fundamental 2, as aulas de Inglês contam com um material didático embasado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que articula valores sociais, propostas interdisciplinares e tópicos do cenário atual.
No âmbito das propostas interdisciplinares, projetos têm sido desenvolvidos com os alunos unindo disciplinas como Inglês, Ciências e Artes, a fim de despertar a consciência sobre nutrição e saúde. No 8º ano, por exemplo, nas aulas de Inglês foram elaborados cartazes inspirados nas discussões sobre o filme Super Size Me, com a teoria das aulas de Ciências e a execução nas aulas de Artes.
O curso de inglês no Ensino Médio propõe continuar desenvolvendo as competências linguísticas que os educandos adquiriram durante o Ensino Fundamental. Ele parte de uma revisão de conteúdos gramaticais estudados anteriormente, porém com maior aprofundamento e contextualização, o que condiz com a faixa etária e o amadurecimento dos alunos nessa fase.  

Aliados aos conteúdos gramaticais que são abordados através de exercícios de aplicação, identificação e contextualização, os alunos desenvolvem um aprofundamento de vocabulário que contribui para uma maior instrumentalização para a leitura, compreensão e interpretação de textos variados, o que será de suma importância em provas do ENEM e vestibulares.  

A metodologia utilizada (Inquiry-based learnig) nas apostilas "UNO BEcome" interage muito bem com as mais variadas técnicas educacionais (inteligências múltiplas, aprendizagem cooperativa e colaborativa, construtivismo). "Inquiry" pode ser definida como a busca pela verdade, pela informação ou conhecimento através da experiência e de questionamentos (buscar respostas para os fatos que nos são desconhecidos ou aprofundar nosso conhecimento sobre o que vimos ou ouvimos falar), o que implica precisar ou querer saber. 

É importante lembrar que, durante toda a vida, os indivíduos são movidos, se desenvolvem e aprendem através desse processo. Dessa forma, "inquiry" visa o envolvimento com a aprendizagem trabalhando com as habilidades e competências dos alunos, permitindo-lhes buscar as soluções para seus questionamentos e problemas enquanto constroem um novo conhecimento.
  

Além da metodologia atual e atraente, a plataforma do Sistema Uno apresenta grande variedade de instrumentos e informações para professores e alunos, oferecendo  abordagens diversificadas com aprofundamento nos temas, abrindo um leque de informações que ampliam o conhecimento da matéria em questão, sua relação com outros componentes curriculares e com o mundo.

Utilizando conhecimentos prévios específicos da disciplina, visão de mundo e constante atualização em relação aos fatos contemporâneos, os alunos são expostos aos mais variados temas (atuais ou que tenham implicação à compreensão dos mesmos) e sempre são levados a refletir, discutir, promover questionamentos, partilhar e expressar suas ideias ou opiniões. Dessa forma, trabalham no sentido inverso dos testes de múltipla escolha, o que os habilita a compreender e escolher a alternativa correta, quando expostos às mesmas. Assim, essa forma de trabalho desenvolve várias habilidades, atitudes e pensamentos, bem como a resolução de situações-problema que habilitam as pessoas no processo de aprendizagem durante sua vida pessoal e profissional.

E o español? 

¿Cuál es tu APELLIDO? ¿Prefieres una TAZA, un VASO o una COPA para esta bebida? Ella dio un BRINCO ¿Quieres comer un PASTEL? Estas simples palavras podem causar situações engraçadas e até embaraçosas. 
     
A língua espanhola é o idioma oficial de 21 países. A grande maioria dos países que fala espanhol fica nas Américas. Isso mostra a força e a marca deixada pela colonização espanhola no continente americano. O espanhol, também chamado de idioma castelhano, é língua nativa de quase 400 milhões de pessoas e mais 100 milhões a usam como segunda língua. É a segunda língua mais falada do mundo como língua nativa, atrás somente do mandarim. 

É um idioma muito procurado pelos brasileiros que desejam estudar uma segunda língua. Apresenta grandes semelhanças com o Português, fato que ajuda quem deseja aprender a falar espanhol. Esta semelhança que faz com que seja tão convidativo a aprendê-lo também se torna o grande vilão, pois todos acham que sabem falar “algo” de espanhol ou, como se costuma dizer, todos falam o “portunhol”.

O ensino de Espanhol no Colégio Hugo Sarmento, já a partir do 6º ano do Fundamental 2, existe desde 1994. O curso pretende reunir o estudo específico da língua espanhola ao aprendizado das manifestações culturais dos povos falantes do idioma, visando a uma formação mais ampla do indivíduo. Pretendemos que nosso aluno conheça outras culturas e modos de sentir e ver o mundo. Em alguns momentos, os textos apresentados levam à reflexão sobre os papéis nas relações que estabelecemos socialmente.
 
Para que isso aconteça, apresentamos questões que possibilitem ao aluno refletir sobre a cultura dos povos falantes do espanhol, estabelecendo relações com sua própria língua e cultura. Apresentamos gêneros de textos diferentes para que o aluno perceba e utilize o registro adequado a várias situações comunicativas. As atividades propostas levam o aluno a expressar, oralmente ou por escrito, sua compreensão dos textos escritos, da audição de diálogos e leituras, da observação de imagens e de ilustrações. Desta forma, pretendemos que, ao final dos sete anos de curso, a apreensão do vocabulário, de construções sintáticas e de estruturas comunicativas torne nosso aluno capaz de fazer uso da língua espanhola nas mais diversas situações comunicativas.