quarta-feira, 22 de outubro de 2014

5º Simpósio Interno

Simpósio: Reunião para a discussão de um determinado tema (uma questão ou nova técnica, por exemplo). Aqui não são apresentadas as conclusões de uma pesquisa, mas sim a prática, um pouco da teoria e as impressões sobre um determinado assunto que é colocado em debate.”  (biomedicinapadrao.wordpress.com/category/curiosidades/)

Realizaremos, no dia 24 de outubro, o nosso 5º Simpósio Interno.

Este evento, destinado somente para a equipe pedagógica, vem se tornando, além das reuniões pedagógicas semanais das equipes, um importante momento de reflexão e estudo para os profissionais da escola.

O simpósio tem como propósitos principais:
    - A valorização do ofício do professor
    - O estudo da teoria e a transformação da prática
    - A garantia da troca de saberes, experiências e práticas entre os professores de todos os segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Temos procurado abordar, a cada ano, questões e temas que afetam o cotidiano e a prática docente.

Assim, o 1º Simpósio, realizado em 2010, teve como tema a ”Inclusão” – refletimos e aprendemos juntos sobre como lidar com as diferentes necessidades educativas especiais de nossos alunos.
 

 O 2º Simpósio, no ano seguinte, teve como tema as “Boas experiências na sala de aula”, com assuntos bastante variados, contando com abordagens de todas as áreas de conhecimento.

 

 Em 2012, o 3º Simpósio tratou das difíceis questões relacionadas ao “Bullying”, tema que resultou em um documento importante sobre a conduta a ser adotada pelo nosso Colégio frente a estas questões.

No ano passado, analisamos as diversas práticas sobre “A leitura e a escrita na escola”, refletindo sobre sua didática e complexidade em todos os segmentos e áreas de conhecimento.

 

Neste ano, o assunto proposto será bastante complexo também:

OS DILEMAS MORAIS DA ATUALIDADE
Educar implica, permanentemente, ser um aprendiz 
curioso de seu próprio ensinar
Madalena Freire

Compreender os fatores que influenciam a construção dos valores morais hoje – na família, na escola e na mídia – requer muito estudo e engajamento do professor.

Estas discussões são fundamentais para ajudar a equipe a refletir e a buscar soluções para os diversos conflitos que surgem na convivência dentro da escola.

Os conhecimentos da professora Telma Vinha – sobre a perspectiva construtivista dos conflitos – nos ajudarão a aprimorar nossa metodologia de trabalho. Ela nos propõe sugestões importantes de intervenção, junto aos alunos, que tratam o conflito como oportunidades de aprendizagem.
Como base para as discussões, além de muitos outros textos, utilizaremos o livro “Nos labirintos da Moral” de Mario Sérgio Cortella e Yves de La Taille. Em uma conversa entre os autores, um filósofo e o outro psicólogo, o tema da ética e da moral é discutido no âmbito da família, da escola e da sociedade atual. Os autores tratam o tema de uma perspectiva que vai muito além do pensamento “moralista” e apontam a necessidade de se refletir junto com os alunos sobre suas ações e escolhas.
Segundo Yves, ”a questão é delicada, suscita polêmicas e faz muita gente preferir ficar prudentemente indefinida. Mas ela deve ser enfrentada, do contrário fica-se no limbo e paralisam-se as empreitadas educacionais.”

Cortela afirma: “Eu não tenho dúvida de que a educação e a escola cada vez mais precisarão tratar da crise ética para não cair na armadilha de apenas responder à mera queixa moral em relação à conduta. Pois se existe um problema de conduta, existe uma crise muito mais forte que é o esboroamento da capacidade de vida coletiva.”

Estes serão os temas que movimentarão nossas trocas e estudos neste simpósio. 

Ao propiciar este espaço de discussão e aprendizado, esperamos avançar em nossas práticas e contribuir com o desenvolvimento de nossos alunos e suas famílias.