quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Exposição 2014

A Exposição de Trabalhos deste ano explicita uma parte da complexidade e da multiplicidade da ação pedagógica desenvolvida por nossa escola. 

Mostraremos, por meio dos diversos projetos realizados, da educação infantil ao ensino médio, a importância da interdisciplinaridade como uma ferramenta indispensável na construção dos saberes de nossos alunos.


É o conjunto destes saberes que, aliados à arte e à estética, é capaz de atender à necessidade de mudanças paradigmáticas do saber tradicional exigidos pela vida atual.

Para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental 1, a motivação inicial para a representação dos elementos do planeta – terra, água, fogo e ar – foi a necessidade de chamar a atenção para a preservação ambiental.

A partir daí, pensamos na necessidade humana de todos os tempos de explicar os fenômenos da natureza por meio da criação de figuras míticas. Durante a contação de histórias, seres fantásticos como fadas, duendes, gigantes, dragões, seres alados, plantas exóticas e seres aquáticos foram sendo reconhecidos e recriados pelas crianças.

 
Muitos dos materiais utilizados foram reaproveitados, como caixas de ovos, jornais, garrafas PET. Assim, tivemos mais uma oportunidade de conversar com as crianças e ensiná-las a vivenciar as inúmeras possibilidades de redução do lixo de forma criativa.

Deste modo, a Ciência, a Literatura e as Artes Plásticas foram as fontes de inspiração e pesquisa para o trabalho representado pelos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Para os alunos do Fundamental 2 e do Ensino Médio, as motivações passam pelas questões da sustentabilidade, das intervenções da arte urbana e das profundas diferenças encontradas no universo do centro e das periferias das grandes cidades. A matemática, as ciências, a física e a biologia se inspiraram no Renascimento e na obra de diversos artistas contemporâneos para materializar parte dos complexos conceitos trabalhados no extenso conteúdo anual.

 
 

A produção de textos e o uso da fotografia permitiram aos alunos o exercício da união destas linguagens como expressões da criatividade e da técnica formal da escrita em português e em espanhol.

Nos moldes do que ocorre nas grandes mostras, no domingo os alunos se revezarão para realizar a monitoria, orientando os visitantes sobre os trabalhos expostos.

A Exposição é, sem sombra de dúvida, o evento mais importante de nosso projeto pedagógico, lembrado por todas as gerações de alunos que dela participaram como tendo sido decisiva no desenvolvimento de seu gosto pela Arte, pelo desenvolvimento de seu senso estético, na criação de um espírito de equipe, atributos utilizados seja qual for a profissão escolhida por eles.

O trabalho só se realiza com a visitação dos pais e dos convidados, prestigiando a mostra e se envolvendo nesta multiplicidade de conhecimentos, técnicas e expressões.

Aguardamos vocês.

Dia 28 de setembro de 2014, das 10 às 17 horas.

Na segunda-feira realizaremos a monitoria interna da Exposição, com a troca de experiências entre os alunos, sendo esta mais uma oportunidade de reconhecimento pelo esforço e dedicação de todos que dela participaram.