quarta-feira, 10 de setembro de 2014

A história das Exposições - nosso percurso na arte-educação

1966...


        Naquele dia haveria um evento de encerramento do ano letivo, onde seriam entregues aos pais as pastas com as atividades dos meus primeiros alunos. Eu estava sentada no chão, fazendo uma seleção dos trabalhos, quando apareceu José Resende – hoje um artista conceituado – que ficou encantado! Ele me ajudou a arrumá-los e a expô-los de maneira artística, juntando, em painéis, aqueles que eram feitos com os mesmos materiais. Foi um sucesso!

        Foi assim que tudo começou, de forma bastante espontânea, mas sempre com o objetivo de valorizar as produções dos alunos. Com o tempo, a exposição foi se aprimorando... E desde então a Arte esteve sempre presente.”
Patrícia Helena Mendes de Almeida,
 
educadora, fundadora do nosso Colégio

        Já nos anos 70 e 80, a produção de nossos alunos da Educação Infantil tinha um grande foco no desenvolvimento de habilidades motoras e visuais e um senso estético apurado na composição de formas e cores. A evolução da arte infantil, desde as garatujas, tem um caminho natural. Este caminho, acompanhado pelo professor por meio de estímulos interessantes e adequados, vai sendo ampliado durante a vida escolar.
   Apresentar um repertório imagético de qualidade amplia os conhecimentos e a reflexão da criança sobre o que e como ela deseja representar.       

 

        A estética é um conteúdo a ser estudado. O uso de materiais diversos possibilita o aprimoramento da técnica – aprende-se a fazer arte, fazendo. Observar, refletir, fazer e apreciar imagens em diversos tamanhos e meios, em livros, datashows ou no museu, faz parte deste processo. O papel do educador é ajudar a ver, é educar o olhar.         

 

        A reflexão acontece a partir das informações, das discussões com os colegas ou com outros artistas, das pesquisas. Saber sobre a vida do artista traz um outro modo de ver. Nas aulas de artes procuramos trazer para os alunos um universo amplo de imagens e referências para que possam se inspirar, refletir e produzir. A ação depende desta reflexão. Aqui, o estudo da História da Arte tem um sentido amplo e significativo. Para fazer a sua própria obra, encontrar o seu estilo e a sua temática é preciso conhecer e experimentar. Muitas vezes. O momento da apreciação é o de observar e refletir sobre sua própria produção, seu percurso, sua intenção. O resultado do trabalho deve ajudar a querer saber e fazer mais, fazer de novo.
        Trabalhar a releitura de obras de arte, na escola, requer um cuidado especial. Muitas vezes confundida e interpretada como cópia, a releitura de imagens, quando bem orientada, pode relacionar história da arte, leitura de imagens e fazer artístico de maneira bastante significativa.
       
       Dar a oportunidade de o aluno ler e reler uma obra significa possibilitar que ele amplie a significação do objeto analisado, modificando e vivenciando outras experiências, ampliando e construindo conhecimento. Neste sentido, uma releitura jamais poderia ser uma cópia, uma vez que exige a atualização de um olhar que se alarga a cada leitura. Fazer uma releitura de uma obra de arte significa, então, refazer a obra acrescentando ou retirando informações do universo do artista inspirador para a produção de uma “nova versão”, única e pessoal.


        Realizar um trabalho com suportes tridimensionais – esculturas – requer um estudo minucioso do equilíbrio e da forma e uma adequação entre os materiais que desafiam nossa percepção visual. Desde a Educação Infantil, nossos alunos são expostos a experimentações com os mais diversos meios. A busca por uma representação ultrapassa, assim, os desafios estéticos que o material oferece. Quando chegam ao Ensino Médio, com um maior domínio da técnica, os alunos podem aprimorar a utilização destes meios e suportes e realizar com mais liberdade aquilo que desejam expressar.        

2014...
           Neste período, não há quem não tenha se encantado com a seriedade e a beleza deste trabalho, que desde muito cedo uniu a arte e a educação. Os alunos e professores que atuaram e aprenderam com estas exposições levam consigo um tesouro que alimenta o espírito e a alma.

        Os pais que puderam proporcionar aos seus filhos tudo isto, com certeza ficaram satisfeitos por eles usufruírem desta experiência.

       Somos gratos e felizes por manter a chama do conhecimento e o amor pela Arte durante toda esta trajetória. 

         Neste ano, faremos nossa 49ª Exposição e esperamos por todos vocês.