quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Seres fantásticos

A Imaginação é o lugar onde as coisas que não existem, existem.                                                                                                                  Rubem Alves

Da infância à fase adulta...Quem nunca se encantou com os seres fantásticos dos clássicos da literatura?
Estes livros são uma maravilhosa herança cultural que vem se acumulando por séculos e séculos. Por meio deles, viajamos por mundos distantes, nos familiarizamos com diferentes seres, nos surpreendemos, nos questionamos... “Os clássicos serão sempre eternos e sempre novos”, como disse Ana Maria Machado.
Como nós, as pessoas do passado queriam compreender a si próprias e o mundo. Cada cultura tem a sua história para explicar como o mundo foi feito. Os mitos, as lendas e o folclore abordam os seres humanos, a natureza e seus fenômenos por meio de histórias, criando seres encantados. Eles nos ajudam a refletir sobre as grandes questões que estamos sempre buscando entender.
Essas narrativas foram transmitidas oralmente pelos diferentes povos para explicar fatos reais e acontecimentos misteriosos e, ao longo do tempo, foram modificadas pela imaginação das pessoas.
Os seres fantásticos estão presentes na literatura, nas artes plásticas, nas brincadeiras das crianças, enfim, fazem parte da nossa vida.
Neste trimestre preparamos uma seleção especial de livros repletos de fadas, ninfas, duendes, gnomos, dragões, unicórnios, gigantes, ogros, sereias, etc.
Alguns exemplos: 


A escola é lugar privilegiado parta compartilhar estas leituras, pois uns complementam os pensamentos dos outros, trocam sentimentos e impressões sobre o que ouvem e veem.
Nossos alunos estão imersos nessa magia, encantados com este universo. Assim, estimulamos sua imaginação e os convidamos a expressar artisticamente suas ideias.
   
Fadas - G4
Seres alados - 1º ano

Sereias - 3º ano


Sereias - 3º ano

       À medida que o tempo passa e as crianças crescem, o universo mítico fica menos presente de modo explícito, mas permanece na literatura fantástica e no tom alegórico que muitas obras assumem. É assim com "A Metamorfose", de Kakfa, que lemos no 9º ano, com o "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, com "Os Lusíadas", de Luís de Camões, na 1ª série do Ensino Médio, ou com a fantástica história de Brás Cubas. Em todas essas obras, a experiência adquirida ao longo do fundamental, a partir do encanto de fadas e duendes, serve de fundamento para a leitura do mundo no texto que escapa de sua lógica.