quarta-feira, 13 de agosto de 2014

PENSANDO EM 2015...

Sabemos que é preocupação dos pais e das mães oferecer aos seus filhos, além de uma escola de qualidade, oportunidade de uma formação mais ampla, de um convívio saudável com outras crianças e adolescentes e estímulos adequados para cada faixa etária.
Como pais, ficamos tranquilos quando nossos filhos estão na escola, pois sabemos que ali eles vão se desenvolver de modo saudável e pleno, assistidos por profissionais que se dedicam a pensar e a fazer o tempo didático ser aproveitado da melhor maneira.
Mas, e no tempo em que eles não estão na escola? À medida que vão crescendo, suas necessidades vão se modificando. Em comum, entretanto, é o desejo de conseguir uma formação complementar, a mais ampla possível, além dos conteúdos formais da escola, em ambiente seguro e de fácil acesso. 
Em um encontro que realizamos com um grupo de mães parceiras da escola, no final do semestre passado, buscamos identificar quais as maiores preocupações e desejos das famílias quanto ao tempo e à rotina das crianças e jovens fora da escola.
O tempo excessivo passado na frente da televisão e o uso desmedido do computador e dos videogames foram citados como as maiores preocupações das famílias. Também notamos a vontade de oferecer momentos de brincadeira e diversão num ambiente apropriado e seguro.

Concordamos, educadores e pais, que o tempo de lazer e a possibilidade de estar em casa sem atividades dirigidas são fundamentais.
Realizamos, junto aos alunos mais velhos, uma pesquisa para levantar quais as atividades realizadas por eles no período oposto ao da escola, com o objetivo de conhecer um pouco mais a questão.
A oportunidade de participar de propostas que contemplem a movimentação do corpo – nas diversas modalidades esportivas e de expressão corporal; atividades que estimulem o prazer pela música; que favoreçam a manipulação de materiais diversos, que abram mais possibilidades de conhecer a cidade e as diversas culturas, que tragam novos pensamentos e raciocínios em forma de jogo e diversão, parece ser mesmo o interesse de pais e filhos.
E como usufruir tudo isto nesta cidade que sofre com a dificuldade de mobilidade, insegurança e altos custos?
Em nossa experiência, nestes anos todos dedicados à Educação de crianças e jovens, já oferecemos nossos serviços em diversos outros formatos de tempo, inclusive o integral. Entretanto, não queremos repetir o formato, por acreditarmos que o tempo da criança deve ser equilibrado, entre casa e escola, e que cada um possui habilidades e interesses específicos e diversos que precisam ser respeitados. Um período integral convencional não consegue contemplar esta diversidade de interesses dos alunos e a necessidade das famílias, normalmente extenuando fisicamente as crianças e financeiramente aos responsáveis.

Pensamos, então, em oferecer um programa de atividades que complementem o rico período em que os alunos já passam em nosso colégio, mas que estes possam optar pelos dias e pelas atividades com que mais se identificarem.


O critério destas escolhas também pode variar: seja porque já são habilidosos o bastante e querem se aprimorar ainda mais em alguma área ou porque a oportunidade de conhecer e fazer uma atividade em um contexto diferente os ajudará a aprender e a se desenvolver mais.
A Equipe de Coordenação e Direção da escola esteve dedicada durante o primeiro semestre a pensar nestas questões e a elaborar uma proposta para 2015 que complementará o aprendizado de nossos alunos no tempo contrário ao que estão na escola.
Para que atendamos plenamente aos interesses da maioria, nas diferentes idades, elaboramos questionários que nos ajudarão a finalizar as nossas ideias. Para contribuir com sua opinião, por favor, acesse o link e responda ao questionário: https://pt.surveymonkey.com/s/MRP59BD 
Em breve retomaremos o assunto nas reuniões de pais.

Desde já agradecemos por sua colaboração.