Sabemos
que é preocupação dos pais e das mães oferecer aos seus filhos, além de uma
escola de qualidade, oportunidade de uma formação mais ampla, de um convívio
saudável com outras crianças e adolescentes e estímulos adequados para cada
faixa etária.
Como pais, ficamos tranquilos quando nossos filhos
estão na escola, pois sabemos que ali eles vão se desenvolver de modo saudável
e pleno, assistidos por profissionais que se dedicam a pensar e a fazer o tempo
didático ser aproveitado da melhor maneira.
Mas,
e no tempo em que eles não estão na escola? À medida que vão crescendo, suas
necessidades vão se modificando. Em comum, entretanto, é o desejo de conseguir
uma formação complementar, a mais ampla possível, além dos conteúdos formais da
escola, em ambiente seguro e de fácil acesso.
Em
um encontro que realizamos com um grupo de mães parceiras da escola, no final
do semestre passado, buscamos identificar quais as maiores preocupações e
desejos das famílias quanto ao tempo e à rotina das crianças e jovens fora da
escola.
O
tempo excessivo passado na frente da televisão e o uso desmedido do computador
e dos videogames foram citados como as maiores preocupações das famílias.
Também notamos a vontade de oferecer momentos de brincadeira e diversão num
ambiente apropriado e seguro.
Concordamos,
educadores e pais, que o tempo de lazer e a possibilidade de estar em casa sem
atividades dirigidas são fundamentais.
Realizamos,
junto aos alunos mais velhos, uma pesquisa para levantar quais as atividades
realizadas por eles no período oposto ao da escola, com o objetivo de conhecer
um pouco mais a questão.
A
oportunidade de participar de propostas que contemplem a movimentação do corpo – nas diversas modalidades esportivas e de
expressão corporal; atividades que estimulem o prazer pela música; que favoreçam a manipulação de materiais diversos,
que abram mais possibilidades de conhecer
a cidade e as diversas culturas, que tragam novos pensamentos e raciocínios em forma de jogo e diversão, parece
ser mesmo o interesse de pais e filhos.
E
como usufruir tudo isto nesta cidade que sofre com a dificuldade de mobilidade,
insegurança e altos custos?
Em
nossa experiência, nestes anos todos dedicados à Educação de crianças e jovens,
já oferecemos nossos serviços em diversos outros formatos de tempo, inclusive o
integral. Entretanto, não queremos repetir o formato, por acreditarmos que o
tempo da criança deve ser equilibrado, entre casa e escola, e que cada um
possui habilidades e interesses específicos e diversos que precisam ser
respeitados. Um período integral convencional não consegue contemplar esta
diversidade de interesses dos alunos e a necessidade das famílias, normalmente
extenuando fisicamente as crianças e financeiramente aos responsáveis.
Pensamos, então, em
oferecer um programa de atividades que complementem o rico período em que os
alunos já passam em nosso colégio, mas que estes possam optar pelos dias e
pelas atividades com que mais se identificarem.
O critério destas escolhas também pode variar: seja porque já são
habilidosos o bastante e querem se aprimorar ainda mais em alguma área ou
porque a oportunidade de conhecer e fazer uma atividade em um contexto
diferente os ajudará a aprender e a se desenvolver mais.
A
Equipe de Coordenação e Direção da escola esteve dedicada durante o primeiro
semestre a pensar nestas questões e a elaborar uma proposta para 2015 que
complementará o aprendizado de nossos alunos no tempo contrário ao que estão na
escola.
Para
que atendamos plenamente aos interesses da maioria, nas diferentes idades,
elaboramos questionários que nos ajudarão a finalizar as nossas ideias. Para
contribuir com sua opinião, por favor, acesse o link e responda ao questionário:
https://pt.surveymonkey.com/s/MRP59BD
Em
breve retomaremos o assunto nas reuniões de pais.
Desde
já agradecemos por sua colaboração.